| www.convencaosp.com.br | www.convencaosp.com | www.obrasilparacristosp.com.br | www.obrasilparacristo.com.br |

A Ira e a Fraternidade

Texto base: 18 Respondeu-lhe Edom: Não passaras por mim, para que eu não saia com a espada ao teu encontro. Números 20.18

A Ira e a Fraternidade

Fraternidade é definida como união fraternal, boa inteligência entre os homens, amor ao próximo etc., pela falta dela entre Jacó e Esaú (Edom), foi obscurecida a visão mais ampla das boas relações futuras. Moisés, líder do povo de Israel, em obediência à ordem de Deus, pôs fim ao árduo cativeiro impetrado a Israel pelo Egito durante quatrocentos anos. Durante a trajetória em direção a Canaã, na condição de guia do povo, Moisés enviou mensageiros ao rei de Edom dizendo: Por favor, deixe-nos passar pela sua terra, nós e o nosso gado não sairemos da estrada, nem entraremos nos campos ou nas plantações de uvas de vocês. E não beberemos água de seus poços. Respondeu-lhe Edom: Não passaras por mim, para que eu não saia com a espada ao teu encontro. Moisés recebeu um não como resposta e ainda uma ameaça de morte a qualquer que passasse pelas terras de Edom Números 20.14-21. Tal atitude demonstrou claramente falta de fraternidade. Por conta dessa atitude, Edom trouxe Juízo sobre toda a terra, conforme Obadias 10,15. A briga entre família era antiga, desde o tempo em que Jacó, enganou Esaú seu irmão gêmeo, comprando seu direito de primogenitura por um prato de lentilhas e roubando a bênção do pai destinada a Esaú. Embora Esaú fosse profano, Deus o abençoou com a boa terra do monte Seir, Gênesis 36.8.

Aprendemos que: nem sempre a posse de bens pode trazer felicidade. Esaú, pai dos edomitas, conservou a ira em seu coração contra seu irmão Jacó, e mesmo sendo abençoado com posses e família, o mau semeado, com o tempo apareceu sobre sua geração.

As ações de hoje, sejam elas pessoais, familiares, cívicas e morais, ou com o próprio físico, com o meio ambiente etc., refletirão, com certeza, nas gerações futuras. Os mais jovens hoje colhem da semeadura de seus antepassados ou para bem ou para o mal.

O zelo de Deus é que os irmãos sejam verdadeiramente unidos para o bem.

Pr Vanderlei do Couto

Pr Vanderlei do Couto

Pastor Presidente na Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil Para Cristo em São Roque
Pastor, casado com Maria J. do Couto, tem 3 filhos: Fabio, Lilian e Sarah, 5 netos: Luiz Felipe, Larissa Cristina, João Victor, Vinicius e Maria Clara. Líder da Comissão Ministerial e de Ética da Convenção das Igrejas O Brasil Para Cristo no Estado de São Paulo, Superintendente da região de São Roque e Presidente Regional de São Roque.
Pr Vanderlei do Couto
Pr Vanderlei do Couto

Últimas Postagens por Pr Vanderlei do Couto (ver todas)

Pr Vanderlei do Couto
e-mail: cme@convencaosp.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code