Texto base: “19 Os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que é bem-situada esta cidade, como vê o meu senhor, porém as águas são más, e a terra é estéril. 20 Ele disse: Trazei-me um prato novo e ponde nele sal. E lho trouxeram. 21 Então, saiu ele ao manancial das águas e deitou sal nele; e disse: Assim diz o Senhor: Tornei saudáveis estas águas; já não procederá daí morte nem esterilidade. 22 Ficaram, pois, saudáveis aquelas águas, até ao dia de hoje, segundo a palavra que Eliseu tinha dito.“ Gênesis 6-8
Produtores de Vida!
Jericó era uma cidade que tinha tudo para ser bem-sucedida, pois era bem localizada, mas a ausência de água potável frustrava a expectativa dos seus habitantes.
Eliseu intervém colocando sal numa tigela e o joga numa nascente. O milagre é que a água é curada e passa a cumprir o seu propósito de existência.
Na linguagem figurativa da Bíblia temos água como símbolo de vida e sal representando a purificação, daí afirmar que quando o sal funciona, surge vida.
Você e eu fomos chamados por Jesus como sal da terra numa alusão clara à missão que temos em relação a um mundo contaminado pelo pecado e morte. Fomos chamados para levar vida ao nascedouro das famílias, empresas e igrejas, e quando misturados nos ambientes sociais temos a missão de purificá-los.
Algumas pessoas estão procurando em qual ministério devem se encaixar, mas nenhum ministério exercido na liturgia de cultos será significativo quando exercido por pessoas que não veem no testemunho pessoal, a verdadeira missão do crente.