Texto base: “14 Então vieram ter com ele os discípulos de João, perguntando: Por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam?“ Mateus 9.14
Porque não Jejuar?
Recentemente trouxe uma meditação sobre o jejum, e como estou procurando meditar no livro de Mateus, dentro de uma sequência, o assunto voltou à baila, mas de forma diferente, pois os discípulos de João vieram diante de Jesus lançar essa pergunta sobre o jejum, já que pelo visto jejuavam normalmente, assim com os fariseus.
Diante da pergunta Jesus respondeu: 15 …“Podem porventura ficar tristes os convidados às núpcias, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo, e então hão de jejuar”.; isto quer dizer que a presença física de Jesus, junto aos seus discípulos era motivo de gozo, o que, enquanto ela durasse não havia motivo de tristeza, e, consequentemente, do jejum, e, na segunda parte da resposta ele confirmava a necessidade após sua ascensão aos céus, o que de fato aconteceu.
Hoje nós temos a presença do Espírito Santo, em nós, mas não a natureza física de Jesus, por isso temos a necessidade do jejum. Aleluia!!!