DA CAPITAL, GRANDE SÃO PAULO E INTERIOR

A COORDENADORIA DE SUPERINTENDÊNCIAS

Criada em maio de 2005, a Coordenadoria de Superintendências foi gerada pela junção das Secretarias do Interior e Capital/Grande São Paulo.

Sua finalidade é representar a Presidência junto às Superintendências, reproduzindo a visão da Convenção São Paulo para o Estado e dinamizando a comunicação entre o Presidente, os Superintendentes e os Pastores. É de sua responsabilidade organizar as Superintendências, suas regiões eclesiásticas, reuniões, métodos de trabalho, seminários e outros.

Seus Diretores são nomeados pelo Sr. Presidente e realizam viagens por todas as Superintendências que compõem o Estado, auxiliando-as nas questões administrativas, jurídicas e eclesiásticas.

Embora a Coordenadoria de Superintendências seja o elo de ligação direto do Superintendente com a Presidência da Convenção Estadual, os Superintendentes continuarão gozando de todo o direito e liberdade de comunicarem-se diretamente com o Presidente da Convenção, sem necessitarem do aval da Coordenadoria para isso.

AS SUPERINTENDÊNCIAS

Com a expansão da Igreja O Brasil para Cristo em todo o Estado, fez-se necessária a organização de novas estruturas administrativas para auxiliarem a Convenção Estadual no desempenho de suas funções. Entre essas novas estruturas nasceram as Superintendências.

A primeira referência documental a este órgão está registrada na Ata da Assembleia Geral Extraordinária da Convenção São Paulo em 1º de maio de 1971.

Sob Presidência do saudoso Pastor Armando Zara, o então Secretário Executivo, também em memória, Pastor Geraldino dos Santos, expôs sobre a divisão regional do Estado, aparteado pelos Pastores Paulo Scarano, Denizard Gonçalves e Alcides Nunes, esclarecendo as vantagens da nomeação de Superintendentes como representantes da Secretaria Executiva.

Por unanimidade a Convenção autorizou o Secretário Executivo e a Diretoria a procederem à divisão e à nomeação dos Superintendentes.

As Superintendências, portanto, são Regiões determinadas pela Convenção Estadual, tendo à sua frente um Superintendente nomeado pelo Sr. Presidente.

São compostas pelas Igrejas e Congregações da Região e nunca ferirão a autonomia das mesmas, antes estimularão o surgimento e crescimento delas.

Seu alvo é serem um posto avançado da Convenção Estadual defendendo-a e honrando-a junto às Igrejas.

O SUPERINTENDENTE

O Superintendente é um Pastor nomeado pela Diretoria da Convenção Estadual para representá-la junto a uma Região preestabelecida.

A definição da palavra “superintendente” é: aquele que administra com excelência (super = grande, excelente + intendente = que intende, que administra)

A função de Superintendente, portanto, além de ser um cargo de confiança, expressa o reconhecimento da Diretoria Executiva da Convenção Estadual pela administração eclesiástica do Pastor em sua Igreja local. Tal honra eleva o Pastor e sua Igreja à qualidade de modelos para aquela Região.

O Superintendente está sempre em dia com sua Anuidade Ministerial e é assíduo participante das Reuniões e Assembleias da Convenção Estadual e Conselho Nacional. Sua Igreja contribui fielmente com o Dízimo dos Dízimos, Oferta Missionária Nacional e Oferta do Projeto Neemias.

Seu perfil é orientador, moderador e conselheiro; agindo como um AMIGO e COLABORADOR dos Pastores e Igrejas na Região e NUNCA como um Pastor-Chefe. Seu alvo é estabelecer um relacionamento amistoso e afetivo entre as Igrejas, através da promoção de encontros de confraternização, palestras, estudos bíblicos, entre outros.

Quando necessário, o Superintendente receberá uma procuração da Convenção Estadual para resolver com maior facilidade qualquer problema de ordem jurídica ou eclesiástica.

Embora o Superintendente seja o elo de ligação direta da Região com a Presidência da Convenção Estadual, os demais Pastores continuarão gozando de todo o direito e liberdade de comunicarem-se com Presidente da Convenção, sem necessitarem do aval do Superintendente para isso.

Pastor André Ferreira

COORDENADORES HABILITADOS PELA CONVENÇÃO DE SÃO PAULO

André Ferreira de souza, pastor
Líder da Coordenadoria

PASTOR DA IGREJA O BRASIL PARA CRISTO
EM JARDIM IMPERADOR

Orlando Máximo Campos, Pastor
COORDENADOR ESTADUAL

PASTOR DA IGREJAO BRASIL PARA CRISTO
EM BOTUCATU

Gilmar da Silva Lopes, Pastor
Coordenador Estadual

PASTOR DA IGREJA O BRASIL PARA CRISTO
EM GUARULHOS

Carlos Gomes, Pastor
COORDENADOR ESTADUAL

PASTOR NA IGREJA O BRASIL PARA CRISTO
EM SÃO MATEUS

Cleto Santos Souza, Pastor
COORDENADOR ESTADUAL

PASTOR DA IGREJA O BRASIL PARA CRISTO
EM EMBÚ DAS ARTES