Feliz é a Nação cujo Deus é o Senhor

Egocentrismo

Por certo já ouvimos aqui e acolá a expressão “Fulano é egoísta!”, e todo egoísta não é bem visto, pois parece ser alguém com quem não se pode contar nas horas difíceis, alguém mercenário e sem valores morais.

Existe uma lei entre os homens do mar que afirma que, em caso de naufrágio, primeiro devem se salvar as mulheres e crianças, em seguida os idosos e a seguir os demais, diz ainda que o comandante do navio deve ser o último a deixar a embarcação.

Pois bem, e é justamente nessas horas que vemos quem seja ou não egoísta, aqueles que se consideram a prioridade e o centro do mundo.

O egoísta pensa primeiro em si, no seu conforto, na sua saciedade, e os outros que se virem com o que lhes venha ou não a sobrar.

Recentemente ocorreu um naufrágio e o comandante foi um dos primeiros a abandonar a embarcação, ele foi considerado criminoso segundo a lei do mar, mas, existem muitas outras situações que exemplificam o egoísmo.

Em muitos lares, apenas um carrega todas as responsabilidades, os demais se apoiam nele e não dividem a carga, pensando apenas em si próprios e não no todo, colocando seus caprichos em primeiro plano.

Vivemos tempos de egoísmo, de egolatria, adoração de si mesmo, e por consequente de muita falta de responsabilidade e amor ao próximo. Onde existe o egoísmo não pode haver humildade, amor, ou altruísmo, e muito menos ainda a comunhão que Jesus nos ensina.

…cada um considere, com toda a humildade, as demais pessoas superiores a si mesmo. Cada um zele, não apenas por seus próprios interesses, mas igualmente pelos interesses dos outros. Cristo, sendo Deus, humilhou-seFilipenses 2.3-4

O apóstolo Paulo escreveu aos filipenses, desejando que estes não fossem egoístas, mas fossem unidos e constantes no evangelho. Não é diferente conosco, cristãos dos dias atuais, ainda precisamos considerar os outros superiores a nós mesmos e sermos unidos, não devemos buscar sempre os melhores lugares em detrimento do bem-estar dos demais.

Examinemos o nosso comportamento em nossa casa e na Igreja, vejamos se não estamos agindo de forma egoísta, não zelando pela limpeza e manutenção do lugar, não contribuindo para o bem estar da nossa família ou comunidade.

Tenham um excelente dia e se desejar deixe um comentário abaixo

Profile photo ofPr Daniel Ferreira
Últimos posts por Daniel Ferreira, Pr (exibir todos)

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar também
Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

O Portal da Convenção usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Se estiver de acordo com isso, basta aceitar. ACEITO

X