Feliz é a Nação cujo Deus é o Senhor

Intercessão Infrutífera!

16 Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, porque eu não te ouvirei … 14 Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por eles clamor nem oração; porque não os ouvirei no tempo em que eles clamarem a mim, por causa do seu mal … 11 Disse-me mais o Senhor: Não rogues por este povo para bem Jeremias 7.16: 11.14 e 14.11

Pelo menos, por três vezes Deus disse ao profeta Jeremias para não orar pelo povo. Parece estranho que o próprio Deus diga para não fazer algo que, por toda a Bíblia, encontramos o ensinamento, as orientações e até mesmo a ordem para fazermos continuamente.

Olhe bem para os textos e você perceberá que Deus não está dizendo a Jeremias para “ não orar ”, mas está especificando que é para ele não fazer oração intercessora por “ este povo ”.

Mas que povo é este pelo qual Jeremias não deveria interceder?

A história mostra que Israel vivia uma constante rebeldia contra Deus, andando após ídolos e cometendo toda sorte de imoralidade. Também aquele povo que não deveria ser alvo de oração, era obstinado na desobediência e perseguia os profetas que eram enviados por Deus; pois preferiam aqueles profetas de aluguel que falavam boas mensagens, as quais afagavam seus corações.

Aprendemos que existe um tipo de pessoa pelo qual não devemos orar

Essa conclusão é óbvia pelo texto em si, mas carece de muito cuidado quanto a aplicabilidade, pois naquela situação já havia uma sentença condenatória para Israel, e não seria a oração do profeta que mudaria o veredito divino. Foram séculos de rebelião, obstinação, idolatria e imoralidade, e nesse momento da história chegou o tempo do transbordar do cálice da ira de Deus.

Outro fator a considerar é que a proibição divina era pela oração intercessora, ou seja, para que Deus fosse favorável a eles e não lhes desse o castigo merecido por suas ações. Não havia uma proibição para orar pedindo perdão ou mesmo para que Deus indicasse a direção sobre o que fazer.

No capítulo 42, o povo pede e Jeremias ora para que o Senhor lhes mostre como devem agir, e Deus responde favoravelmente à oração.

Saiba que existem consequências para as pessoas que semeiam na carne, o resultado é uma colheita de dor, e diante disso não adianta interceder.

Se alguém lançar em terra sementes de milho, não adianta orar para que a colheita seja de arroz.

Compartilhe a mensagem, Deus abençoe.

Joel Stevanatto, Pr
Siga-me
Últimos posts por Joel Stevanatto, Pr (exibir todos)

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar também

O Portal da Convenção usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Se estiver de acordo com isso, basta aceitar. ACEITO

X