Intercessão Infrutífera!
“ 16 Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, porque eu não te ouvirei … 14 Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por eles clamor nem oração; porque não os ouvirei no tempo em que eles clamarem a mim, por causa do seu mal … 11 Disse-me mais o Senhor: Não rogues por este povo para bem ” Jeremias 7.16: 11.14 e 14.11
Pelo menos, por três vezes Deus disse ao profeta Jeremias para não orar pelo povo. Parece estranho que o próprio Deus diga para não fazer algo que, por toda a Bíblia, encontramos o ensinamento, as orientações e até mesmo a ordem para fazermos continuamente.
Olhe bem para os textos e você perceberá que Deus não está dizendo a Jeremias para “ não orar ”, mas está especificando que é para ele não fazer oração intercessora por “ este povo ”.
Mas que povo é este pelo qual Jeremias não deveria interceder?
A história mostra que Israel vivia uma constante rebeldia contra Deus, andando após ídolos e cometendo toda sorte de imoralidade. Também aquele povo que não deveria ser alvo de oração, era obstinado na desobediência e perseguia os profetas que eram enviados por Deus; pois preferiam aqueles profetas de aluguel que falavam boas mensagens, as quais afagavam seus corações.
Aprendemos que existe um tipo de pessoa pelo qual não devemos orar
Essa conclusão é óbvia pelo texto em si, mas carece de muito cuidado quanto a aplicabilidade, pois naquela situação já havia uma sentença condenatória para Israel, e não seria a oração do profeta que mudaria o veredito divino. Foram séculos de rebelião, obstinação, idolatria e imoralidade, e nesse momento da história chegou o tempo do transbordar do cálice da ira de Deus.
Outro fator a considerar é que a proibição divina era pela oração intercessora, ou seja, para que Deus fosse favorável a eles e não lhes desse o castigo merecido por suas ações. Não havia uma proibição para orar pedindo perdão ou mesmo para que Deus indicasse a direção sobre o que fazer.
No capítulo 42, o povo pede e Jeremias ora para que o Senhor lhes mostre como devem agir, e Deus responde favoravelmente à oração.
Saiba que existem consequências para as pessoas que semeiam na carne, o resultado é uma colheita de dor, e diante disso não adianta interceder.
Se alguém lançar em terra sementes de milho, não adianta orar para que a colheita seja de arroz.
Compartilhe a mensagem, Deus abençoe.
- O Amor de Deus produz Livramento! - 9 de agosto de 2022
- Pessoas Frutíferas sabem que são Amadas! - 2 de agosto de 2022
- Intercessão Infrutífera! - 26 de julho de 2022