Feliz é a Nação cujo Deus é o Senhor

Magoados não podem Orar Funcionalmente!

8 Tomai, pois, sete bezerros e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós, e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu vos não trate conforme a vossa loucura; porque vós não falastes de mim o que era reto como o meu servo Jó. 9 Então, foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o Senhor lhes dissera; e o Senhor aceitou a face de Jó. 10 E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía Jó 42.8-10

Nesta semana vamos ressaltar a importância em abster-se da amargura.

Quando passamos por tribulações, não faltam pessoas que buscam os motivos do nosso sofrimento e julgam que, se sofremos, é porque fizemos algo errado.

Esta é a história de Jó, seus amigos avocam a lei da semeadura onde a colheita é conforme a espécie de fruto que foi semeado, mas esquecem que é possível a tribulação ter como causa uma provação imposta ou permitida pelo próprio Deus, para provar o nosso valor.

Elifaz, Bildade e Zofar são amigos de Jó ( quem tem amigos como estes, não precisa de inimigos ) e vieram de longe para acompanhar o sofrimento do ancião mais rico de todo o Oriente. Ficaram dias acompanhando a dor daquele homem moribundo, somou-se a eles um jovem arrogante chamado Eliú, e todos tinham em comum a certeza de que Jó havia pecado e, por isso, sofria.

Também erraram ao tentar defender Deus, como se Deus precisasse de defesa, diante dos desabafos do velho sofredor que lamentava a aparente distância divina. Posso imaginar a dor daquele ancião ao ser ferido pelas palavras agressivas dos seus amigos.

No final da história, Deus ordena que Jó ore pelos seus amigos para serem perdoados. Jó ora, seus amigos são perdoados e Jó é curado; depois ele recebe em dobro tudo que tinha antes. O pedido de Deus visava averiguar como estava o coração de Jó, o qual se encontrava livre de amarguras.

Note pelo texto bíblico que a sorte de Jó é mudada assim que ele ora por aqueles que o insultaram.

Guarde-se das mágoas, pois no dia em que o Senhor te visitar, Ele irá averiguar o seu coração.

Compartilhe a mensagem, Deus abençoe.

Joel Stevanatto, Pr
Siga-me
Últimos posts por Joel Stevanatto, Pr (exibir todos)

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar também

O Portal da Convenção usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Se estiver de acordo com isso, basta aceitar. ACEITO

X