Questionamento Temerário
“ Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? ” Romanos 9.20
Dentre todas as tolices cometidas pela humanidade, está o questionamento sem a devida reflexão. É da natureza humana questionar sobre diversos assuntos.
A obscuridade atinge muita gente no que diz respeito a família atualmente. Quando um filho questiona sua origem, por exemplo. A ciência dá condições de esclarecimento por meio do teste de paternidade. Pode-se questionar sobre bens materiais quanto a sua origem etc. Questiona-se também sobre política, sobre documentos ilícitos, sobre caráter, atitudes etc., no entanto questionar Deus, o Criador de todas as coisas, no mínimo é de uma temeridade sem precedente. Jesus, nosso Senhor e Salvador afirma literalmente: “ A Tua palavra é a verdade ” João 17.17.
Existem várias informações como esta. Numa delas, o salmista salienta: “ A verdade é a essência da tua palavra, e todas as tuas justas ordenanças são eternas ” Salmo 119.160 NVI.
Examinando o contexto da palavra em pauta, verifica-se que Deus, por sua natureza originadora de todas as coisas, pode elevar ou subtrair quem ou o que quiser. Ele disse a Moisés face a face: “ Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão ”.
Portanto, isso não depende do desejo ou esforço humano, mas da misericórdia de Deus, Romanos 9.15,16. O versículo posterior declara que Deus levantou Faraó no Egito, com o seguinte propósito: mostrar nele o Seu poder e para que o nome de Deus fosse proclamado em toda a terra. Repito, questionar Deus é absoluta tolice.
O procedimento espiritual e racional é: “Teme a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal (Eclesiastes 12.13,14). Assim sendo, questionar o Criador é temerário, ilegítimo e profanação ao seu Santo Nome.
- Perfume, Morte e Fama - 3 de junho de 2022
- Mesmo em Meio ao Caos - 20 de maio de 2022
- Mudando de Fase - 13 de maio de 2022