Feliz é a Nação cujo Deus é o Senhor

Em Deus faremos Proezas

11 Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú, porque eu o temo; acaso não venha ele matar-me, e a mãe com os filhos ” Gênesis 32.11

Em Deus faremos Proezas

A história de hoje se resume em preocupação, medo do extermínio familiar e oração no desespero. Quem nunca precisou pedir socorro à Deus?

O patriarca Jacó, filho de Isaque, neto de Abraão, homem chamado por Deus para dar continuidade à história de seus antepassados, agora sua incumbência era dar prosseguimento a realização da vontade do Pai; formar uma nação que serviria de precursora da Graça à humanidade.

Nesse período bíblico histórico, Jacó, farto de ser enganado e explorado pelo sogro Labão, fugiu com seus filhos e as mulheres por quem trabalhara arduamente. Ele estava determinado a voltar com seus bens e família para junto de sua parentela.

O sogro, inconformado, saiu em perseguição a Jacó. Depois de muita conversa e justificativas, Jacó e Labão celebram a paz com um banquete. Jacó segue seu caminho e Labão volta para casa. Nessa empreitada, os anjos acompanharam Jacó, Gênesis 32.1.

Extraímos daqui lições importantes para a vida cristã. Tomo como exemplo o cortejo angelical. Não é preciso adorar anjos, eles são espíritos ministradores, enviados por Deus para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação, Hebreus 1.14.

Outro destaque: Jacó manda espias para procurar seu irmão. Em sua direção vem Esaú com quatrocentos homens! Jacó, cheio de pavor, procurou entender o seu caminho, foi conversar com Deus a noite toda. Jacó reconheceu a graça de Deus sobre ele e sua família; soube que não merecia nada e consequentemente, precisava de ajuda.

Sua autoconfiança ou intenção premeditada foi anulada. Por orientação Divina, ele enviou de tudo o que possuía, um presente para seu irmão. Aquele tão temido encontro foi bem-sucedido. Perdão foi a base de tudo. Vigilância é a resposta! Não se deve agir temerariamente, principalmente quando vidas dependem de seus cuidados.

Busque orientação de Deus, Gênesis 32.13. Não esqueça: “ A sabedoria do prudente é entender o seu caminho Provérbios 14.8.

Nunca decida nada sem a direção do Alto.

Profile photo ofPr Vanderlei do Couto
Últimos posts por Vanderlei do Couto, Pr (exibir todos)

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar
Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

O Portal da Convenção usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Se estiver de acordo com isso, basta aceitar. ACEITO

X