Feliz é a Nação cujo Deus é o Senhor

Pessoas Perigosas

Pessoas Perigosas

1 E prevaricaram os filhos de Israel no anátema; porque Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel. 2 Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Áven, da banda do oriente de Betel, falou-lhes, dizendo: Subi e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens e espiaram a Ai. 3 E voltaram a Josué e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam alguns dois mil ou três mil homens a ferir a Ai; não fatigues ali a todo o povo, porque poucos são os inimigos. 4 Assim, subiram lá do povo alguns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai. 5 E os homens de Ai feriram deles alguns trinta e seis, e seguiram-nos desde a porta até Sebarim, e feriram-nos na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água. 6 Então, Josué rasgou as suas vestes e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do Senhor até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças 10 Então, disse o Senhor a Josué: Levanta-te! Por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? 11 Israel pecou, e até transgrediram o meu concerto que lhes tinha ordenado, e até tomaram do anátema, e também furtaram, e também mentiram, e até debaixo da sua bagagem o puseram. 12 Pelo que os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos, porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós Josué 7.1-6;10-12

A narrativa bíblica apresenta alguns personagens que se tornaram pessoas perigosas para o bem-estar da nação de Israel. Alguns reis do povo de Deus como Acabe e Manassés, por exemplo, tornaram-se exemplos de má conduta e referencia de liderança negativa. Olhando para a história de Acã, temos as características da personalidade de uma pessoa perigosa. Acã era ganancioso, cobiçoso e egoísta!

Quando o povo de Deus se preparava para invadir a cidade de Ai e dar sequência às batalhas que os levariam a tomar posse da terra prometida, Deus entregou as diretrizes de comportamento para os embates. Dentre as orientações estava embutida a ordem para não se apoderarem de nada que estava na cidade, mas que tudo deveria ser destruído pelo fogo. Acã cobiçou e tomou algumas coisas daquele lugar e isso prejudicou todo o povo que estava debaixo de uma aliança coletiva com o Senhor. O principal escudo que nos protege do mal em tornarmo-nos pessoas perigosas é o sentimento de corpo nutrido por atitudes que demonstrem unidade nos propósitos.

Pessoas que pensam apenas em si mesmas e trabalham exclusivamente pelos seus interesses tornam-se mesquinhas e insociáveis. Elas querem o ganho pessoal mesmo que isso implique numa perda coletiva, e vemos isso no enredo protagonizado pela atitude de Acã, que trouxe sofrimento a toda a nação. A derrota diante de Ai deixou o povo triste e desanimado indicando o prejuízo emocional que pessoas perigosas trazem para a vida dos outros. Por causa do comportamento daquele homem toda nação foi considerada culpada aos olhos de Deus, causando prejuízo espiritual ao povo, e todos foram afastados de sua presença.

Nas suas próximas decisões lembre-se que a forma como agir vai afetar o conjunto de pessoas que fazem parte de sua vida. Numa outra vertente de raciocínio podemos também supor que todos foram condenados e precisariam se arrepender, porque mesmo os que não fizeram a coisa errada deveriam, alimentados pelo sentimento de unidade, vigiarem e coibirem o comportamento maldoso de Acã.

Isso nos leva a pensar que somos responsáveis uns pelos outros e o quanto estiver em nós devemos agir para não permitir que outros se tornem pessoas perigosas.

Joel Stevanatto, Pr
Siga-me
Últimos posts por Joel Stevanatto, Pr (exibir todos)

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar
Deixe um comentário

O Portal da Convenção usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Se estiver de acordo com isso, basta aceitar. ACEITO

X