Feliz é a Nação cujo Deus é o Senhor

A Grande Pesca

1 E aconteceu que, apertando-o a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré. 2 E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes. 3 E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão. 4 E, quando acabou de falar, disse a Simão: faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. 5 E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lançarei a rede. 6 E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. 7 E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. 8 E, vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, porque sou um homem pecador. 9 Pois que o espanto se apoderara dele e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca que haviam feito, 10 e, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens. 11 E, levando os barcos para terra, deixaram tudo e o seguiram ” Lucas 5.1-11

O ministério de Jesus teve muitos aspectos e áreas de atuação, Ele curou enfermos, expulsou demônios etc., mas uma de suas principais atividades foi o ensino. Por isso, ele era chamado rabi, mestre.

O texto de Lucas 5 nos mostra Cristo selecionando alguns de seus alunos.

Nos versículos de 1 a 3, Jesus ministra para uma multidão uma Aula Teórica na praia, onde percebo que muitas pessoas querem ouvir a palavra de Deus, mas não querem compromisso. Talvez quisessem apenas algum benefício pessoal, o que não é errado, embora seja insuficiente. A praia, terra firme, é onde se aprende a teoria, mas o pescador não pode ficar para sempre na praia.

Nos versículos de 4 a 9, Jesus ensina aos discípulos com uma Aula Prática, onde o local é em alto-mar. Nossa experiência com Cristo não se resume a palavras, mas em praticar a Palavra Dele. Poucas pessoas têm uma experiência mais íntima com Jesus. Os desafios das águas profundas, com suas tribulações e dificuldades, trazem grandes experiências e resultados. Os maiores peixes estão em alto-mar.

O que foi ensinado naquela aula? Fundamentos para a Vida Cristã, Ministério e Igreja.

Aquela pesca extraordinária só foi possível pela operação do poder de Deus em Uma Ação Divina. Os pescadores precisaram fazer sua parte e ir para o mar alto, lançar as redes e puxá-las de volta. Uma Ação Humana que demonstrou obediência e fé na palavra de Jesus, e .Jesus providenciou uma quantidade de peixes que superava a força individual. Os discípulos estavam sendo ensinados a trabalharem em equipe. Uma Ação de Ajuda Mútua. Os egoístas querem todos os peixes para si, por isso, não pedem ajuda e acabam perdendo tudo.

Nos versículos 10 e 11, Jesus chama aqueles discípulos para serem pescadores de homens. Um super Curso Avançado de três anos, no qual Jesus prepararia seus apóstolos.

Assim como Pedro se prostrou aos pés do Mestre, reconhecendo sua própria condição de pecador, é necessário que cada um, reconheça seus pecados, se prostre diante de Jesus e faça um compromisso de ser seu discípulo, seguindo-o por toda a vida, Lucas 5.11.

Tenha um excelente dia e seja sempre abençoado(a), compartilhe a Palavra de Deus com um amigo ou amiga.

Alexandre Alves, Servo
Siga-me
Últimos posts por Alexandre Alves, Servo (exibir todos)

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar
Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

O Portal da Convenção usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Se estiver de acordo com isso, basta aceitar. ACEITO

X