Feliz é a Nação cujo Deus é o Senhor

Atitudes que levaram à Vitória do rei Josafá

27 Então, voltaram todos os homens de Judá e de Jerusalém, e Josafá, à frente deles, para irem a Jerusalém com alegria, porque o Senhor os alegrara acerca dos seus inimigos  2 Crônicas 20.27 ARC

Atitudes que levaram à Vitória do rei Josafá – 2 Crônicas 20

O Capítulo 20 começa falando sobre a aliança entre os Moabitas, Amonitas e os do monte de Seir contra Josafá, rei de Judá. Três contra um!

– NINGUÉM ESTA ISENTO DE PROVAÇÕES E PERSEGUIÇÕES

Jesus alertou que no mundo teríamos aflições, João 16.33

Nossa atitude diante das adversidades e aflições vão determinar nossa vitória ou nossa derrota. Ficar prostrado, desistir ou parar, não vai ajudar em nada. Precisamos copiar as Atitudes de Josafá e com fé em Deus cantaremos o Hino da Vitória.

  1. PODER DA ORAÇÃO ( versículos do 1 a 12 )

O rei Josafá foi avisado que uma “Grande Multidão” viria para destruir Judá, a destruição de Judá era inevitável e a sua morte era uma certeza.

O que Josafá fez diante daquela situação desesperadora?
Qual a sua reação diante das provações e tribulações da vida?
Onde buscar a solução e vitória das lutas do dia a dia?

Josafá buscou a resposta em Deus, ele mesmo que buscou, não ficou pedindo para outras pessoas orarem por ele, não procurou primeiro um amigo ou uma amiga influente, ele primeiro orou. Não importa o tamanho das nossas dificuldades, a resposta esta no Poder da Oração, pois para Deus não há causas impossíveis! Não há problema grande demais, maior é o Espírito Santo de Deus que está em mim.

2. O PODER DA PALAVRA ( versículos do 13 ao 17 )

Três exércitos se aliaram contra a pequena Judá – A Guerra e o seu Extermínio eram inevitáveis, não haviam forças para resisti-los e nem sabiam o que fazer, por isso consultou a Palavra de Deus e Deus usou a Jaaziel para falar ao povo e o Poder da Palavra os confortou e os fez tomarem a Atitude da Vitória.

No versículo 16 diz: “ Amanhã, descereis contra eles… ”, Josafá e todo o povo de Judá, precisavam fazer a sua parte que era descer contra eles. Somente quando damos o primeiro passo é que Deus age a nosso favor. Devemos Orar, Ouvir a voz de Deus e agir!

Obedeça a sua Palavra. ore e confie no Senhor e Ele tomará a sua causa e lutará por você. Confie nas promessas de Deus, confie no Poder da Sua Palavra!

3. O PODER DO LOUVOR ( versículos do 18 ao 30 )

O grande milagre ainda estava por vir, Deus os encorajou para se encontrarem com os inimigos em um vale próximo dali, eles creram e foram ao encontro daqueles exércitos enfurecidos. Josafá ordenou que um coral fosse cantando e louvando a Deus à frente de seu pequeno exército e também o rei e todo o povo de Judá e Jerusalém se prostraram e adoraram ao Senhor ali, então quando começaram a cantar e dar louvores ao Senhor, os três exércitos inimigos começaram a lutar entre si para se destruir e exterminar um ao outro. Quando Josafá e o povo olharam para o deserto defronte do vale, o que viram foi uma grande multidão de corpos mortos, que jaziam em terra, sem nenhum sobrevivente.

QUANDO A LUTA VIER, TEMOS QUE LOUVAR AO SENHOR

Quando você começar a louvar, Deus vai lhe dar vitória, porque o inimigo vai se confundir, ele não gosta quando louvamos ao Senhor, pois é nesse momento que ele foge e Deus nos dá a vitória! Então em vez de murmurar, cante um hino de louvor a Deus.

4. O JEJUM ( versículo 31 )

Ele não ficou parado murmurando, ele proclamou um jejum. Ele moveu o mundo espiritual assim como Daniel.  Daniel 10.12

5. COLOCA-SE DIANTE DA PRESENÇA DE DEUS ( versículo 32 )

Ele andou em todos os caminhos de Asa, seu pai, não se desviou deles e fez o que era reto perante o Senhor.

E nós, como estamos?

A nossa vida deve ser uma vida com propósito, servindo ao Senhor com alegria, amando-o, respeitando e obedecendo de todo coração. Ele andou no caminho de seu pai, ele não era do tipo que buscava a Deus somente no momento da necessidade!

Para finalizar, perceba que quando um médico receita determinado medicamento a um paciente, e esse não o toma, de quem é a culpa? Logicamente que do paciente.

Assim ocorre também na vida espiritual, Deus já deixou claro o que cada pessoa precisa fazer, e quando as pessoas não fazem elas mesmas se prejudicam, e ainda se revoltam contra Deus ou tentam resolver os problemas por sua própria conta e risco. É assim que muitas pessoas tem agido diante dos obstáculos da vida, buscam saídas em caminhos nada confiáveis: em drogas, sexo, diversões das mais loucas e imorais existentes. Outros buscam isolamento, que é uma das mais piores formas de tentar vencer alguma dificuldade.

E você, como tem reagido diante das dificuldades?

Mateus 11.28 diz: “ Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei ”. Vá até Ele por meio de Jesus Cristo. busque a solução certa para seus problemas. Josafá e o povo de Judá tiveram uma grande multidão vindo contra eles, porem confiaram em Deus, seguiram tudo o que Ele recomendou e obtiveram uma grande Vitória. Assim também você pode alcançar vitória sobre todos os seus problemas. Deus é o mesmo ontem, hoje e será para sempre. como Ele esteve com Josafá estará conosco.

Não se deixe levar pelo que os outros falam, nem pelo seu desespero e nem por suas emoções. não tire os olhos de Deus e veja o grande livramento que Ele te dará. Quando nos sobrevier lutas e provações não devemos desanimar, reclamar, se entristecer ou se afastar da Casa de Deus, pelo contrário, quando essas vontades vierem na sua vida, cante e louve ao Senhor, pois o segredo da vitória de nossas lutas, não está em nós, mas em Deus Não deixe de orar, de ler e estudar a palavra, não deixe de ir aos cultos, louvar ao Senhor, Deus transformou o vale do medo em Vale da Bênção”, Ele quer fazer o mesmo na sua vida e de sua família. Portanto ore, jejue, estude a Bíblia e louve a Deus.

FAÇA COMO JOSAFÁ
NÃO FUJA DA LUTA, MAS ENFRENTE COM ORAÇÃO E LOUVOR
E DEUS LHE DARÁ A VITÓRIA.

Profile photo ofPr Carlos Gomes
Últimos posts por Carlos Gomes, Pr (exibir todos)

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar
Deixe um comentário

O Portal da Convenção usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Se estiver de acordo com isso, basta aceitar. ACEITO

X