Feliz é a Nação cujo Deus é o Senhor

Atuação do Espírito Santo

18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito  Efésios 5.18

Atuação do Espírito Santo

Como encher-me do Espírito Santo?

Esta questão paira nas mentes aguçadas, à medida que leem um texto como este da carta aos Efésios. Parece algo inimaginável e inatingível, principalmente quando a busca pela compreensão está fixada unicamente na capacidade humana.

Para início de conversa, é impossível atingir um estágio espiritual razoável quando não há compreensão de quem é o Espírito Santo e como Ele atua.

De forma bem simples, o Espírito Santo é Cristo dentro do cristão. Disse Jesus: “ Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós João 14.16-17.

Como seria Sua forma de atuação?

Ele atua como Conselheiro, Instrutor, Advogado, Guia, Consolador, Regenerador, Santificador, portanto, a Palavra de hoje sugere duas formas de controle, a inconsciente, quando a mente está entorpecida pelo vinho e a inspirada, quando o corpo, é orientado pelo Espírito.

Perceba que não é um controle forçado, mas, por ser tão sublime e prazeroso, a pessoa se deixa levar pela ação do Espírito. “ O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito João 3.8.

Jamais a sociedade, a família ou a Igreja será aquilo que Deus arquitetou para elas, sem a experiência, a influência e a ação do Espírito Santo. Qualquer uma destas frentes precisa se aprimorar sempre, e tal aprimoramento nunca será satisfatório sem o conselho de sabedoria, sem a instrução que adestra, sem a mediação justa, sem o governo sábio, sem a consolação nas amarguras, sem a regeneração para uma vida cheia de novidade, sem a santificação almejada, a qual torna o homem mais parecido com Seu Criador!

Graças ao dom do Espírito Santo, as dúvidas sobre a relação Cristo e cristão desaparecem.

O vinho entorpece, o Espírito Santo inspira santificando.

Profile photo ofPr Vanderlei do Couto
Últimos posts por Vanderlei do Couto, Pr (exibir todos)

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Você pode gostar
Deixe um comentário

O Portal da Convenção usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Se estiver de acordo com isso, basta aceitar. ACEITO

X